Início Economia Canalizados 350 milhões de meticais para aquacultura

Canalizados 350 milhões de meticais para aquacultura

O Fundo de desenvolvimento da economia azul e a Empresa Aquapesca assinaram esta sexta-feira em Maputo um acordo de financiamento no valor de 35 milhões de meticais visando o aumento dos níveis de produção do subsector da aquacultura que prevê alcançar 400 mil toneladas de vários produtos pesqueiros nos próximos dez anos.

A assinatura do acordo visa reforçar a cadeia de valor da aquacultura, através do aumento da capacidade produtiva, transferência de conhecimento técnico para as comunidades, e promoção do empreendedorismo local na produção do camarão e da tilapia em cativeiro no país. A empresa aquapesca receptora do financiamento e com cerca e 25 anos de experiência na aquacultura pretende se tornar impulsionadora da pesca em cativeiro e diversificar espécies a produzir. Vicente Ernesto Director de produção da Empresa Aquapesca disse a entidade que represente pretende destacar-se na produção dos vários produtos pesqueiros em cativeiro no país e na região.

“Comprometemo-nos a honrar a confiança que vossas excelências depositam em nós através deste financiamento de forma que para além de nosso plano de crescimento no cultivo de camarão o qual prevê produzir 800 toneladas anuais ate 2023 fazermos com que sejam cumpridos todos os objectivos preconizados neste subprojecto”.

Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração do fundo de desenvolvimento de economia azul, Miguel Langa, disse que para além de financiar a aquacultura destaque que é necessário a sua profissionalização.

“Isto vai mostrar que de facto e possível desenvolver este pais a aquacultura fazendo aqui grande parcerias entre os com os poucos recursos financeiros que temos disponíveis, o sector privado, as comunidades e também as universidades que e o centro do saber que e la onde queremos a começar a profissionalizar esta aquacultura”.

A assinatura do acordo de financiamento ao subsector da aquacultura foi testemunhado pela ministra do mar águas interiores e pescas, Augusta Maita e o embaixador da França em Moçambique David Izzo que destacaram a importância da aquacultura e a necessidade de atrair mais investimentos.

Augusta Maita considerou na ocasião que o desafio de produzir 400 mil toneladas de pescado é muito alto, mas também de forma optimista reconhece que o sector pode e deve contribuir na criação da riqueza e segurança alimentar.

“Aquacultura como uma a solução para aumentar as exportações no nosso país, mas também e principalmente para garantir a segurança alimentar às nossas populações”, disse a ministra e na sua intervenção. O diplomata francês colocou-se à disposição de Moçambique para contribuir no desenvolvimento da aquacultura.

“Eu queria me colocar à disposição de vocês para trabalhar para desenvolver essas actividades em torno do mar, porque o ecossistema em redor do mar e importante”.

O subsector de aquacultura produziu em 2019, 3.771 toneladas de diversos produtos pesqueiros. Refira-se que o governo aprovou a estratégia para o desenvolvimento da aquacultura 2020-2030.

Fonte: O pais

Deixar uma resposta

- Advertisment -

Most Popular

Música “Vamos voar” de Mr Bow nomeada no Angola Music Awards 2020

O artista moçambicano Mr Bow foi nomeadado na 7ª edição do Angola Music Awards (AMA) 2020, com a música “Vamos Voar”, na categoria de “Música PALOP Mais tocada em...

salários dos jogadores do Real Madrid; Vinícius Jr. ganha quase o dobro de Rodrygo

A crise no futebol provocada pela pandemia do novo coronavírus fez o Real Madrid pensar em reduzir os salários dos seus jogadores, como aconteceu...

Vacina para covid ainda em 2020?

AAlemanha atribuiu meios a três empresas de biotecnologia para ajudar no desenvolvimento das vacinas candidatas para combater o novo coronavírus. No entanto, a Ministra...

Luis Suárez com proposta para deixar o Barcelona rumo à MLS

Aos 33 anos, Luis Suárez encontra-se na reta final da carreira no mundo do futebol profissional, mas não faltam clubes que pretendam contar com...

Recent Comments

%d bloggers like this: